domingo, 5 de setembro de 2010

Quem nos ensina a rezar?

O Espírito Santo, que ensina a Igreja e lhe recorda tudo o que Jesus disse, educa-a também para a vida de oração, suscitando expressões que se renovam dentro de formas permanentes: bênção, súplica, intercessão, ação de graças e louvor. É por uma transmissão viva, a Tradição, que, na Igreja, o Espírito Santo ensina os filhos de Deus a orar. Ao orar, Jesus já nos ensina a orar. No Sermão da Montanha, Jesus insiste na conversão do coração: a reconciliação com o irmão antes de apresentar uma oferenda no altar, o amor aos inimigos e a oração pelos perseguidores, a oração ao Pai “em segredo” (Mt 6,6). O coração assim decidido a se converter aprende a orar na fé. Assim como Jesus ora ao Pai e dá graças antes de receber seus dons, Ele nos ensina essa audácia filial: “Tudo quanto suplicardes e pedirdes, crede que já recebestes!” (Mc 11,24). A oração de fé não consiste apenas em dizer: “Senhor, Senhor!”, mas em levar o coração a fazerem a vontade do Pai.




A Igreja convida os fiéis a uma oração regular: orações diárias, Liturgia das Horas, Eucaristia Dominical, festas do ano litúrgico. A tradição cristã compreende três expressões maiores da vida de oração:

1) Vocal: fundada na união do corpo e do espírito na natureza humana, associa o corpo à oração interior do coração, a exemplo de Cristo, que reza a seu Pai e ensina: “Pai-nosso....”

2) Meditação: busca orante que põe em ação o pensamento, a imaginação, a emoção, o desejo. Tem por finalidade a apropriação crente do assunto meditado, confrontado com a realidade de nossa vida.

3) Mental: expressão simples do mistério da oração. É um olhar de fé fito em Jesus, uma escuta da Palavra de Deus, um silencioso amor.


Para reflexão:

a) Precisamos aprender a orar. De que forma nós, jovens, podemos aprimorar a qualidade de nossas orações? Quem nos ensina a rezar?

b) Existem diferentes formas de orar. Cite-as e mostre de que forma podemos vivenciá-la concretamente (exemplos práticos do dia-a-dia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...