quinta-feira, 15 de abril de 2010

Diretrizes para a Cerimônia Matrimonial

Arquidiocese de Olinda e Recife
Região Pastoral São João Bosco
Caetés – Abreu e Lima


ORIENTAÇÕES INTERNAS PARA A CERIMÔNIA MATRIMONIAL NAS
COMUNIDADES CATÓLICAS DOS CAETÉS

(Zona Urbana e Zona Rural)


1. Processo Matrimonial: o processo matrimonial para o casamento religioso deve ser providenciado na Secretaria da Paróquia São José de Abreu e Lima.

2. Data e Local do Matrimônio: os noivos devem procurar a equipe de noivos da Comunidade Católica local para agendar o dia e a hora da cerimônia.

3. Protocolo Matrimonial: os noivos devem providenciar o protocolo matrimonial pelo menos com 05 dias de antecedência da data de cerimônia para ser analisado pelo padre celebrante.

4. Devolução do Protocolo Matrimonial: os membros da Pastoral dos Noivos são os responsáveis pela devolução do protocolo matrimonial na Secretaria da Paróquia São José de Abreu e Lima.

5. Padre de outra Paróquia: é facultado aos noivos convidar um padre amigo de outra comunidade para presidir a cerimônia, desde que seja solicitada com antecedência autorização do vigário responsável pelas Comunidades Católicas dos Caetés onde irá acontecer o casamento, assim como sejam respeitadas suas normas.

6. Pontualidade: as cerimônias matrimoniais acontecem sempre às dezenove horas do quarto sábado de cada mês. Para que a cerimônia seja celebrada com tranqüilidade e solenização litúrgica é necessário que os noivos cheguem na hora marcada. Se a noiva atrasar mais do que quinze minutos o sacerdote celebrante tem o direito de transferir a cerimônia para outro horário. Marque no convite trinta minutos antes do horário fixado na igreja.

7. Damas de Honra e Cortejo: o cortejo do noivo e padrinhos, a entrada da dama de honra, o pajem ou também a entrada na bênção das alianças são permitidos. Só será permitido abrir 01(uma) vez a porta principal da Igreja: para a entrada da noiva.

8. Padrinhos: para cada noivo só é permitido 02 casais de padrinhos para o altar e que assinarão o protocolo. Os padrinhos têm que chegar, juntamente com o noivo, com pelo menos meia hora de antecedência da cerimônia. Dados necessários: nome completo, idade, estado civil, nacionalidade e endereço.

Obs.: Menores de 18 anos de idade e não-católicos não poderão ser padrinhos.

9. Taxas: Documentação na Secretaria Paroquial de Abreu e Lima: R$ 100,00 (cem reais); Curso de noivos: R$ 10,00 (dez reais); Utilização da igreja: R$ 50,00 (cinqüenta reais); Côngruas do padre celebrante: R$ 100,00 (cem reais)

Côngruas para padres de fora: os noivos deverão combinar com o mesmo.

10. Normas Para Decoração: o horário da ornamentação é das 14:00 horas até às 17:00 horas. Após esse horário a igreja será fechada e por motivo de segurança e não será mais permitido abri-la até que chegue a equipe de acolhida dos noivos.

Não é permitido mexer nos bancos, nos móveis do altar e utilizar pregos ou outros objetos semelhantes nos bancos bem como a colocação de qualquer tipo de enfeite sobre o altar.

Der preferência aos arranjos com flores naturais. Flores plásticas são deselegantes e dão impressão de morte. Não é permitido distribuir aos presentes flores da decoração ao fim dos casamentos.

É proibido jogar arroz, pétalas de rosas e papel picado nos noivos na igreja, e mesmo na porta da mesma.

É permitido o uso de tapete no corredor.

Os decoradores deverão procurar o coordenador da igreja 2(duas) semanas antes do casamento para informar como será a ornamentação.

11. Normas para Fotos e Vídeo: pede-se aos profissionais que sigam as normas da igreja e que no dia da celebração não seja discutido com os noivos ou qualquer familiar nenhum tipo de valor ou contrato de prestação de serviços.

Os fotógrafos e filmadores não devem em hipótese alguma atrapalhar a celebração ou desviar a atenção da assembléia. Durante a liturgia da palavra e a homilia, só devem ser filmados ou fotografados os noivos e o celebrante. A Assembléia deve estar atenta à palavra de Deus e à reflexão.

Todos devem trazer as baterias para as câmeras filmadoras, pois a iluminação da igreja não resiste ao consumo das maquinas filmadoras.

Não é permitido aos fotógrafos e filmadores chamar atenção dos noivos para poses, etc.

Não é permitido subir ao presbitério (altar) durante a cerimônia matrimonial e nem fotografar durante as leituras bíblicas.

12. Rito da Celebração: normalmente, os casamentos são realizados no contexto de uma Celebração da Palavra de Deus. Assim sendo, o primeiro responsável pelo andamento da cerimônia matrimonial, bem como pela sua organização ritual é o sacerdote. Portanto não é permitida a interferência de Cerimoniais particulares contratados pelos noivos.

• Não permitido que grupos de liturgia das Comunidades Católicas cobrem para organizar a celebração litúrgica dos matrimônios.

13. Normas para músicas: são permitidas somente músicas católicas e clássicas (outro tipo só será permitido a critério e permissão exclusiva do padre).

Não são permitidos instrumentos junto ao altar (por ter espaço pequeno).

O coral e instrumentos devem silenciar nas orações, leituras e durante o Rito Sacramental.

É recomendável que se entre em contato com o celebrante antes da cerimônia ou Pastoral dos Noivos.

Mais informações sobre músicas litúrgicas para cerimônias matrimoniais procurar os responsáveis pelas celebrações litúrgicas das Comunidades ou pessoas indicadas pelos casais da pastoral dos noivos.


Abreu e Lima (Caetés), 01 de março de 2010

Pe. Robson Barros da Costa, sdb.
Vigário paroquial

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