domingo, 26 de setembro de 2010

Documento da CNBB nº 85 - Evangelização da Juventude

Após dois anos de reflexão e duas Assembléias da CNBB, a Igreja do Brasil recebe como presente o documento: Evangelização da juventude: desafios e perspectivas pastorais. No mesmo período em que o papa se encontra com a juventude brasileira, a CNBB publica este como instrumento dinamizador da ação evangelizadora no Brasil.
Contemplando a realidade juvenil atual e desejando oferecer luzes para o trabalho junto aos jovens, este documento é referência para todos que, na Igreja, têm se colocado na evangelização desta parcela tão importante da sociedade: pastorais da juventude, movimentos, congregações religiosas, novas comunidades, grupos juvenis e de crisma, Pastoral Vocacional, Pastoral da Educação e serviços diversos.
A evangelização da juventude interessa muito à Igreja e aos seus pastores. Temos um compromisso sério com a formação das novas gerações que, pressionadas por tantas propostas de vida, necessitam de muito discernimento, de coragem, de verdadeiros caminhos e, principalmente, de nossa presença amiga: “Os jovens têm o direito de receber da Igreja o Evangelho e de ser introduzidos na experiência religiosa, no encontro com Deus e no contato com as riquezas da fé cristã.
E os pastores da Igreja têm grande desejo de lhes comunicar a Boa-Nova de Jesus Cristo e de acolhê-los na comunidade eclesial” (Estudos da CNBB, n. 93, Apresentação).
Estamos certos de que o presente e o futuro da própria Igreja dependem desta nossa opção “afetiva e efetiva” por eles, como, também, a nossa sociedade progredirá à medida que puder contar com cidadãos verdadeiramente capacitados a testemunhar, defender e propagar os valores do Evangelho, todos eles a favor da vida plena para o ser humano.
A busca de unidade de nossas forças eclesiais em vista de um trabalho mais eficiente encontra neste documento as suas linhas gerais e motivações. A diversidade de carismas, espiritualidades e pedagogia de trabalho juvenil é para nós uma riqueza na Igreja de Jesus Cristo. Quanto mais estivermos convencidos do valor da “unidade na diversidade” mais os nossos jovens se beneficiarão, as nossas comunidades se fortalecerão e a nossa sociedade sentirá a força positiva de uma juventude convicta e entusiasmada pelos verdadeiros valores pregados por Jesus Cristo.
Uma adequada evangelização, iluminada pelo Espírito Santo “que faz novas todas as coisas”, nos garantirá uma juventude mais amada e animada em vista do Reino de Deus. A nossa presença educativa no meio dos jovens e nossas estruturas organizativas encontrarão neste documento valiosas orientações e motivações para que os jovens se tornem verdadeiramente apaixonados por Jesus Cristo e seus fiéis discípulos em vista do bem de todos.

Brasília, 26 de maio de 2007

Memória de São Filipe Neri,
Evangelizador da juventude

† Dom Dimas Lara Barbosa
Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro
Secretário-Geral da CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...