sábado, 25 de setembro de 2010

O Mandamento do Amor

Cristianismo não é só olhar para cima. É também olhar para os lados. Amar a Deus e amar o próximo. São as lições que colhemos no evangelho.

E quem é o meu próximo? Esta foi a pergunta do mestre da lei. Jesus respondeu com uma pergunta: Quem foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes? Quem é o meu próximo já sabemos: é quem está sofrendo, quem está marginalizado, quem vive em situação de desprezo e humilhação. O negócio não é tanto saber quem é o meu próximo. O próximo é o assaltado, prostrado na estrada. É fácil identificá-lo. O importante são os gestos pelos quais me torno próximo de quem está sofrendo. Sou que eu preciso ser próximo dele ou dela.

O cuidado com os pequenos e sofredores – como o próximo – tem um porquê, uma explicação: o amor de Deus. Na parábola do bom samaritano, o mestre da lei lembrou bem o que a Bíblia ensina: “Amarás ao Senhor teu Deus, de todo coração, com toda a tua alma, com todas as tuas forças, com toda a tua inteligência. E ao próximo, como a ti mesmo”. O amor radical a Deus expressa-se no amor aos semelhantes, ao próximo. Amor a Deus sobre todas as coisas, como reza o primeiro mandamento da Lei de Deus. “De todo coração, com toda a tua alma, com todas as tuas forças, com toda a tua inteligência”, como diz o Livro do Deuteronômio. “E amor ao próximo, como a si mesmo”, completa o livro sagrado.

Não dá para separar o amor a Deus do amor ao próximo. O cuidado para com os humilhados é uma consequência do amor que temos para com Deus. Não é só dar uma esmola, fazer um favor, dar uma ajuda. É que isto pode ser uma expressão do amor que temos pelos irmãos. Amor ao próximo. O nosso amor a Deus, incondicional, radical, nos leva a amar e respeitar os outros. Não dá para voltar-se para Deus com todo o coração e toda a alma, e esquecer o irmão ao meu lado ou perto de mim. Quanto mais me aproximo de Deus, mais tenho compaixão dos sofredores, mais comprometido me sinto com a sorte dos menos favorecidos.

E o que devemos aos outros? Ajuda, defesa, apoio, perdão, partilha e muito mais. Mas, o bem mais precioso que podemos comunicar aos outros é a nossa fé e a nossa comunhão com Deus. Somos herdeiros da vida eterna: este é o bem maior que desejamos partilhar com outras pessoas. Porque as pessoas não precisam só de comida e justiça social. Precisam também de sentido para viver, anseiam por felicidade, por plenitude. É que fomos criados à imagem e semelhança de Deus. Temos sede de infinito. Ter amor aos irmãos é por isso querer comunicar-lhes a vida plena que há em Deus, a felicidade que há na sua presença, o seu amor.

“Amarás ao Senhor teu Deus, de todo coração, com toda a tua alma, com todas as tuas forças, com toda a tua inteligência. E ao próximo, como a ti mesmo”. Amar a Deus. Amar o próximo. Como disse Jesus, este é o resumo da lei e dos profetas, a síntese de toda a vida cristã. O Senhor Jesus, o bom samaritano, nos ajude a viver o mandamento maior do amor.

  

Pe João Carlos Ribeiro, sdb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...