sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Eis aí tua mãe

E Nossa Senhora nos protege? Ah, se nos protege!... Pra começar ela é mãe. Mãe de Jesus e nossa. Na cruz ele disse ao discípulo: “Eis aí tua mãe”. E o que é que a mãe faz? Gerar é uma vez só. Mas velar, cuidar do filho, preocupar-se com ele, sofrer por ele, sacrificar-se por ele... é a vida toda. É isto que faz a mulher ser mãe. É mais do que gerar biologicamente. É amar, e assim gerar espiritualmente o filho.

E Maria é mãe. Mãe de verdade, mãe dos irmãos do seu Jesus, único gerado nas suas entranhas. Foi Jesus quem nos abriu as portas da Casa do Pai. Na Casa de tantas moradas, nos introduziu, resgatando-nos com o preço pago por sua própria morte na cruz. E é a própria cruz o lugar da maternidade espiritual de Maria. “Eis aí o teu fiho”. No tempo que ainda viveu na casa de seu novo filho João, ela amou cada discípulo e cada discípula de Jesus como filho ou filha. Amou, apoiou, aconselhou, ensinou tantas coisas. Abriu seu coração para narrar as grandes coisas que o Senhor fez na vida de sua humildade servidora.

Ah, ela levou a sério o testamento da cruz: “Mulher, eis aí teu filho”. E João também levou a sério o último pedido do Mestre: “Filho, eis aí tua mãe”. O jovem discípulo a levou para casa, cuidou dela, consolou-a, velou pela mãezinha do Mestre até o dia em que o Pai a chamou para tomar parte na glória de Jesus. E na glória, coroada como rainha do céu e da terra, a mãe da Igreja nascente continuou velando pela sua casa, pelos seus filhos, protegendo-os, confortando-os, acompanhando-os a cada passo. Se aqui a gente pode fazer alguma coisa pelos outros, mais ainda podemos realizar ao lado do trono daquele que É e tudo pode.

É assim que cada filho pode testemunhar hoje que experimenta cada dia o carinho e a proteção da Senhora mãe de Jesus e nossa. Foi assim que filhos humildes e santos falaram dela: um João Bosco ensinando seus meninos a invocá-la como Auxiliadora; um Domingos, ensinando o povo a honrá-la como rosário; um José Keneth inflamando as famílias cristãs a confiarem na mãe e rainha três vezes admirável; as crianças de Fátima apontando-a como consolo dos pecadores; Luiza de Marilac falando de sua proteção milagrosa; tantos, tanta gente... testemunhando que esta mãe está sempre por perto, protegendo, abençoando, auxiliando seus filhos e filhas neste vale de lágrimas.

E Nossa Senhora nos protege. Ora, se nos protege... Quem já viu uma mãe ficar de braços cruzados quando vê seus filhos sofrendo, angustiados ou em situações difícieis. A única diferença é que esta mãe não nos assiste impotente. Ela está ao lado de quem tudo pode e para quem um simples olhar seu já é ordem. Não só porque ele, o filho, é o próprio Deus, mas também porque verdadeiramente ama sua mãe santa e nos ama, a nós pecadores, seus irmãos e irmãs. Maria, nossa mãe, verdadeiramente nos protege.



Pe João Carlos Ribeiro, sdb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...