domingo, 29 de agosto de 2010

Reitor-Mor celebra o Cinquentenário de Brasília

(ANS – Belo Horizonte) – O P. Pascual Chávez Villanueva, Reitor-Mor dos Salesianos, chegou no dia 26 de agosto, ao Brasil para visitar a Inspetoria São João Bosco do Brasil-Belo Horizonte (BBH) e participar das comemorações do Cinquentenário da presença salesiana em Brasília (DF).

A primeira, breve, etapa foi em São Paulo. Acolheu o Reitor-Mor em sua chegada nas primeiras horas do dia 26 de agosto, no aeroporto de Guarulhos (SP) uma Representação de salesianos: Dom João Corso SDB, bispo emérito de Campos; Dom Hilário Moser SDB, bispo emérito de Tubarão (SC); os PP. Antônio Gerotto, Antônio Ramos Prado, Mauro Bombo, Antenor Velho e Benedito Spinosa, todos da Casa Inspetorial-Liceu C. de Jesus. Com eles celebrou, no Centro Inspetorial, a Eucaristia, após o que, acompanhado por seu secretário particolar, P. Juan José Bartolomé, repartiu para o aeroporto, de onde seguiu viagem rumo a Belo Horizonte (MG).

Entre os eventos que caracterizarão a celebração da Presença salesiana em Brasília está uma Caminhada de 18 km – desde a Catedral de Brasília até à Ermida Dom Bosco –; e a Inauguração, a pedido do mesmo Sr. Arcebispo, Dom João B. de Aviz, de uma estátua de Dom Bosco, na Catedral.

A história da cidade de Brasília está mui estreitamente ligada a Dom Bosco e a seus filhos, os salesianos. Segundo a tradição, no sonho missionário tido por Dom Bosco no dia 30 de agosto de 1883, ele anteviu a ação missionária dos seus filhos; e entre os centros em que iriam trabalhar os seus salesianos teria visto também a Cidade de Brasília: “Entre os paralelos 15º e 20º havia uma enseada muito ampla e longa, que partia de um ponto onde se formava um lago. Então uma voz insistiu repetidamente: ‘Quando se escavarem as minas escondidas por entre esses montes, aparecerá aqui a terra prometida de onde fluirá leite e mel. Será uma riqueza inconcebível!” (Memórias Biográficas, vol. XVI, p. 390).

O P. Roque Baptista Valiati SDB foi um dos primeiros salesianos enviados pelo Inspetor a dar assistência aos numerosíssimos operários que em três anos levantaram Brasília: por suas semelhanças no agir com o ator Fernandel, os candangos o chamavam “Don Camillo”, personagem de G. Guareschi, no seu «Mondo Piccolo». A primeira construção em cimento armado em Brasília, no outro lado do Lago Paranoá – de onde o Santo pudesse abençoar o nascimento da Cidade – foi a “Ermida Dom Bosco”, pequena capela erguida em 1957.

A cidade de Brasília, desejada, construída e inaugurada no dia 21 de abril de 1960 pelo Presidente Juscelino, celebra neste ano o seu Cinquentenário de Fundação.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...