segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Grande festa em Brasília



(ANS – Brasília) – Grande festa ontem, 29 de agosto, em Brasília pela visita do Reitor-Mor, por ocasião do Cinquentenário da Cidade. Projetada por Lúcio Costa em colaboração com Oscar Niemeyer e Roberto Burle Marx, Brasília, inaugurada no dia 21 de abril de 1960, celebra, neste ano, meio século de vida. Devido à sua especial história, a Cidade recorda também o Cinquentenário de Presença salesiana e da Criação da Diocese, constituída no dia 16 de janeiro de 1960, sendo elevada a Arquidiocese Metropolitana no dia 11 de outubro de 1966.

O dia de festa iniciou pelas 6 da manhã, quando cerca de 300 jovens se reuniram na frente do Santuário Dom Bosco. Depois de uma saudação e da bênção pelo Sr. Arcebispo de Brasília, Dom João Braz de Aviz, e do Reitor-Mor, P. Pascual Chávez, os jovens se puseram a caminho rumo à Ermida Dom Bosco, do outro lado do Lago, primeira construção em cimento armado feita em 1957. Da caminhada de 18 quilômetros participou o mesmo P. Pascual Chávez.

O desfile fez uma parada na Catedral Metropolitana “Nossa Senhora Aparecida”: ali o Reitor-Mor benzeu uma estátua de Dom Bosco, Co-Patrono da Cidade: um seu presente à Igreja Local.

A passeata comemorativa terminou pelas 10h30, na Ermida Dom Bosco, onde Dom Braz de Aviz presidiu a Eucaristia. Concelebraram Dom Tarcísio Scaramussa SDB, Bispo Auxiliar de São Paulo; o Reitor-Mor, P. Pascual Chávez – que fez a homilia –; e muitos Sacerdotes. O P. Chávez recordou como Dom Bosco tivesse posto bem no centro da sua vida os jovens, para ajudá-los a tornar-se discípulos de Jesus Cristo. Apesar do calor foram mais de mil as pessoas que acompanharam atenta e devotamente a Concelebração Eucarística.

No início da tarde os jovens, provenientes de várias Regiões do Brasil, realizaram uma Sessão Acadêmica em homenagem ao IX Sucessor de Dom Bosco. A eles o P. Chávez recomendou enfrentar a vida com seriedade; acreditar em si mesmos e nas próprias capacidades; terem como Amigo a Jesus Cristo; e fazer com que se realize no Brasil o sonho de Dom Bosco.

No Núcleo Bandeirante, onde se instalaram os salesianos (com a primeira igreja e a primeira escola) para dar assistência aos trabalhadores que alevantavam Brasília, foi celebrada pelo fim da tarde mais uma Santa Eucaristia. A participação dos fiéis foi tão numerosa que muitos tiveram de seguir a celebração desde fora da igreja. O Reitor-Mor, dirigindo-se particularmente aos pais, recordou-lhes quão importante seja conhecer os próprios filhos, amá-los como fez Dom Bosco, ajudando-os a crescer na dimensão afetiva, intelectual e espiritual. E lembrou-lhes que a felicidade se pode também realizar num projeto de vida religioso e sacerdotal.

Ao fechar do dia o P. Chávez recomendou aos salesianos presentes à boa-noite aumentar o empenho por estar com os jovens, conhecê-los e ajudá-los a concretizar o sonho de Dom Bosco no Brasil.

Fonte: http://www.infoans.org/1.asp?Lingua=5&sez=1&sotsez=13&doc=5473

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...