segunda-feira, 17 de maio de 2010

Romaria Jovem - Recife


No ultimo dia 16 de maio, a Articulação da Juventude Salesiana promoveu a Romaria jovem da cidade de Recife, região Nordeste do Brasil. O evento está na sua 20ª edição na capital pernambucana e contou com a participação média de 2.000 jovens, vindos não apenas de casas salesianas, como também de diversas paróquias e comunidades, tendo se tornado um acontecimento católico importante para a cidade no mês mariano.


Este ano, o tema escolhido foi: Maria caminha conosco, e o lema: juventude sonhando e suando em marcha contra violência, em sintonia com a campanha nacional contra o extermínio dos jovens, organizada pelas pastorais de juventude do Brasil. Segundo Pe. Gilberto Antônio, delegado da Pastoral Juvenil, "a Romaria quer ser um ato celebrativo da caminhada juvenil. O Tema revela esta presença materna de Maria entre a juventude nordestina nestes 20 anos. Já o lema revela o compromisso da juventude salesiana com a promoção da vida".
Na homilia da celebração Eucarística de abertura, festa da Ascensão do Senhor, o Inspetor salesiano do Nordeste, Pe. Diego Vanzetta, falou do espírito de Jesus e relembrou a triste realidade das estatísticas juvenis. “Nós, como discípulos e discípulas vamos acolher o espírito de Jesus e transformar nossas vidas e transformar o meio no qual nós vimemos”, afirmou. Ao final, relembrando mais uma vez a liturgia do dia e a presença do Pe. Vlaclav Klement, Conselheiro Geral para as Missões Salesianas, reforçou a importância da dimensão missionária: “Devemos na igreja cultivar o grande compromisso missionário: Jesus subindo aos céus, mandou os seus discípulos serem testemunhas deles até os extremos confins da terra”. Pe. Klement também transmitiu aos jovens uma palavra de incentivo e pediu orações pelos missionários do mundo inteiro.


A caminhada, animada pela Banda Nova Aliança, formada por ex-alunos salesianos, seguiu rumo ao Colégio Salesiano Recife, onde diversos grupos juvenis puderam mostrar seus talentos e ajudar na reflexão do tema através de coreografias e músicas. Também foi possível apresentar um grupo de Casais jovens, vindos da AJS, que estão formando um grupo para fortalecer o voluntariado Missionário na Inspetoria. Outros jovens da cidade de Maceió – AL deram seu testemunho de realização de trabalho social e evangelizador estruturado dentro do carisma salesiano, coordenado por eles na capital alagoana. Também foi possível ouvir dois testemunhos de ex-viciados em drogas recuperados na Fazenda da Esperança, sendo um deles atualmente aluno da Escola Dom Bosco de Artes e Ofícios, obra social salesiana. Por volta das 16h, A benção de Nossa senhora Auxiliadora encerrou este dia de celebração e caminhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...