quinta-feira, 29 de abril de 2010

Sacramentos: Marcas do Eterno

Sacramentos são sinais visíveis do amor de Deus por nós... São rastros do Eterno em nossas vidas. O próprio Jesus nos prometeu: “Eu estou convosco para sempre até o fim do mundo”, os sacramentos são marcas desta presença de Cristo.
Sendo sinais eficazes da graça, instituídos por Cristo e confiados à Igreja, os Sacramentos atualizam a presença de Cristo em nossas vidas. Os ritos visíveis sob os quais são celebrados significam e realizam as graças próprias de cada sacramento, produzindo frutos na vida daqueles que os recebem.
O Espírito Santo prepara para a recepção dos sacramentos por meio da Palavra de Deus e da fé que acolhe a Palavra nos corações bem dispostos. Então, os sacramentos fortalecem e exprimem a fé.
A Igreja celebra como legado sagrado do seu Senhor, sete sacramentos. Estes são ordenados à vida e à fé de cada um. Neles e através deles, Jesus Se oferece aos homens. Gratificado com tal dom, o homem pode estar seguro da sua fé, da sua esperança e do amor que ele dá e que lhe é dado.
Os Sacramentos estão divididos em três grupos: Sacramentos de Iniciação Cristã: Batismo, Confirmação ou Crisma e Eucaristia; Sacramento de Cura: Confissão ou Penitencia e Unção dos Enfermos; e Sacramentos de Serviço: Matrimônio e Ordem.


“Tua presença meu Senhor posso notar
Vejo as pegadas que deixaste em nosso altar
Onde em mistério tu te mostras
Sem que os olhos possam ver
Mas o percebe o coração que sabe crer”

(Pegadas da Tua ausência - Padre Fábio de Melo, scj)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...