quinta-feira, 29 de abril de 2010

Sacramento da Ordem


Paulo disse a seu discípulo Timóteo: “Eu te exorto a reavivar o dom de Deus que há em ti pela imposição de minhas mãos” (2Tm 1,6), e“se alguém aspira ao episcopado, boa obra deseja” (1Tm 3,1). A Tito dizia ele: “Eu te deixei em Creta para cuidares da organização e aomesmo tempo para que constituas presbíteros em cada cidade, cada qual devendo ser como te prescrevi” (Tt 1,5).

Toda a Igreja é um povo sacerdotal. Graças ao Batismo, todos osfiéis participam do sacerdócio de Cristo. Esta participação se chama“sacerdócio comum dos fiéis”. Baseado nele e a seu serviço existe outra participação na missão de Cristo, a do ministério conferido pelo sacramento da Ordem, cuja tarefa é servir em nome e na pessoa de Cristo Cabeça no meio da comunidade.
O sacerdócio ministerial difere do sacerdócio comum dos fiéis porque confere um poder sagrado para o serviço dos fiéis. Os ministros ordenados exercem seu serviço com o povo de Deus por meio do ensinamento, do culto divino e do governo pastoral.
Desde as origens, o ministério ordenado foi conferido e exercido em três graus: o dos bispos, o dos presbíteros e o dos diáconos. Os ministérios conferidos pela ordenação são insubstituíveis na estrutura orgânica da Igreja. Sem o bispo, os presbíteros e os diáconos, não se pode falar de Igreja.
O Bispo recebe a plenitude do sacramento da Ordem que o insere no Colégio Episcopal e faz dele o chefe visível da Igreja particular que lhe é confiada. Os Bispos, como sucessores dos apóstolos e membros do Colégio, participam da responsabilidade apostólica e da missão de toda a Igreja, sob a autoridade do Papa.
Os presbíteros estão unidos aos bispos na dignidade sacerdotal e aomesmo tempo dependem deles no exercício de suas funções pastorais; são chamados a ser atentos cooperadores dos bispos; formam em torno do seu bispo o “presbitério”, que com ele é responsável pela Igreja particular. Recebem do bispo o encargo de uma comunidade paroquial ou de uma função eclesial determinada.
Os diáconos são ministros ordenados para as tarefas de serviço da Igreja; não recebem o sacerdócio ministerial, mas a ordenação lhes confere funções importantes no ministério da Palavra, do culto divino, do governo pastoral e do serviço da caridade, tarefas que devem cumprir sob a autoridade pastoral de seu Bispo.
O sacramento da Ordem é conferido pela imposição das mãos, seguida de uma solene oração consecratória que pede a Deus, para o ordinando as graças do Espírito Santo, necessárias para exercer seu ministério. A ordenação imprime um caráter sacramental permanente.
A Igreja só confere o sacramento da Ordem a homens batizados, cujas aptidões para o exercício do ministério foram devidamente comprovados. Cabe à autoridade da Igreja a responsabilidade e o direito de chamar alguém para receber as Sagradas Ordens. Cabe aos Bispos conferir o sacramento da Ordem nos três graus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...